Peles Sensíveis: como identificar e tratar



O QUE É?
Uma pele denomina-se sensível quando reage de um modo excessivo frente às agressões normalmente bem toleradas, tais como a alteração brusca de temperatura, o vento, o frio, alguns cosméticos ou a ingestão de certos tipos de alimentos mais condimentados, agravado por uma pré-disposição genética.


 

Esta sensibilidade manifesta-se por meio de um desconforto cutâneo, sensações de picadas e/ou formigamento, calor ou ardência. E são acompanhadas por sinais visíveis, como vermelhidões passageiras, secura cutânea ou uma ligeira descamação. Todas estas manifestações são transitórias e a pele parece normal quando não sujeita às crises. 

                               


COMO isso OCORRE?
Os mecanismos fisiológicos da sensibilização cutânea estão ligados principalmente à imunidade da pele, neste contexto estão a barreira cutânea e os demais componentes que fazem parte dessa estrutura e que, entre outras funções, são responsáveis pela imunidade da pele, ou seja, fundamentais para o processo de defesa.

Quando existe desequilíbrio nessa camada protetora, a pele se torna mais frágil podendo ficar exposta, neste momento as células de Langerhans (são células móveis e dendríticas responsáveis pela imunovigilância cutânea) assumem sua função de proteção aos serem “avisadas” pelos corneócitos (células quase mortas) de que a pele está exposta a agentes agressores, a partir deste momento o sistema imune é ativado e os sintomas clássicos da inflamação evoluem gradualmente.

QUAL O TRATAMENTO?
Quando o profissional de saúde estética se deparar com uma pele sensível ou sensibilizada, seja por tratamentos como laser, extrações, microagulhamento ou mesmo pelos agentes citados acima, ele deve lembrar que normalizar a imunidade da pele é um processo lento e gradual e em situações agudas dificilmente a pele reage bem ao uso de qualquer produto. Por isso o tratamento deve ser diário e inclui o uso de produtos home care específicos para peles sensíveis, além de evitar exposição aos agentes desencadeantes já citados.




Nesse sentido, a Buona Vita desenvolveu a linha de tratamento Sensitive Organics Profissional, com certificação de produto natural com ativos orgânicos, especialmente desenvolvida para atender as necessidades das peles sensíveis, irritadas e sensibilizadas. Ela é composta por: Mousse Limpe Skin 150ml, Loção Equilibri Skin 150ml, Serun Sense Skin 50ml e Máscara Calm Skin 250g.

 


 
Com um diferencial exclusivo que é o HDNR System, que hidrata, dessensibiliza, nutre e recupera, fortalecendo a capacidade natural da pele de se proteger frente às agressões externas. Este produto não contém álcool, corante ou fragrância.





 O PROCEDIMENTO

1 - LIMPE



 


Mousse Limpe Skin (150ml)
Utilize o Mousse para remover impurezas e a  maquiagem com suavidade em peles delicadas. Higieniza sem agredir, ao mesmo tempo em que o HDNR System acalma, hidrata, nutre e recupera a pele.




 

 

2 - EQUILIBRE



 
Loção Equilibri Skin (150 ml)
Aplique a Loção tônica para peles sensíveis e sensibilizadas, promovendo assim o equilíbrio do pH  ao mesmo tempo que seu sistema HDNR rico em ativos calmantes e anti-inflamatórios protegem a pele e restabelecem a vitalidade após a higienização. 





3 - FORTALEÇA 



Serun Sense Skin (50 ml)
Administre o Serun para o cuidado especial de peles sensíveis, irritadas e sensibilizadas. Ele possui base compatível com o manto-hidrolipídico, ao mesmo tempo em que o seu HDNR System fortalecem a capacidade natural da pele de se proteger frente às agressões externas e promovem uma ação anti-inflamatória e antiedematosa, aliviando a vermelhidão e melhorando quadros de telangiectasia e couperose.





4 - FINALIZE 

Máscara Calm Skin (250g)
Por fim, finalize com a Máscara calmante, que proporciona refrescância, aliviando a sensação de desconforto, calor e prurido (coceira). Indicada para o tratamento após a aplicação de peeling, extração e demais procedimentos que provoquem hiperemia local.








A linha possui ainda certificação IBD – Instituto Bio Dinâmico (Inspeções e Certificações Agropecuárias e Alimentícias, única certificadora 100% brasileira com atuação internacional), que lhe confere garantia de ingredientes naturais e com certificação orgânica em todos os produtos. “Com isto mostramos toda a preocupação com esta característica especial da pele, de difícil tratamento e resultados até então ineficazes. Uma proposta diferenciada dentro da tendência de Produtos Verdes, ecologicamente corretos, que tratará a pele, de maneira a restabelecer paulatinamente sua condição ideal, de maneira mais lenta, porém eficaz e duradoura”, explica Isabel Piatti, Diretora de Treinamentos e P&D da Buona Vita Cosméticos. 

 
Existe ainda a versão home care, que o profissional pode indicar ao cliente como tratamento de manutenção diária, sendo que este kit é composto de Mousse Limpe Skin (50ml), Loção Equilibri Skin (50 ml) e Sensitive Skin (50g).
 
Encontre nas revendas Buona Vita.







Gostou da matéria? Deixe aqui o seu comentário.

Um comentário: