Fucus vesiculosus > estimulante do metabolismo


Olá esteticista, hoje iremos falar do fucus vesiculosus, um tipo de alga marinha com propriedades cosméticas. 

Retardar o envelhecimento facial tem se tornado uma realidade, por isso a hidratação com produtos à base de algas marinhas é uma alternativa para chamada plástica sem cirurgia. O fucus vesiculosus é uma alga marinha encontrada nas costas do Mar do Norte, Mar Báltico e Oceanos Atlântico e Pacífico, é rica em proteínas, vitaminas, sais minerais e oligoelementos. O seu elevado poder hidratante age sobre a pele flácida e sem viço, por apresentar propriedades antioxidantes e de antienvelhecimento, melhorando a aparência geral da pele.

A importância do silício em composições cosméticas


Olá esteticistas, hoje iremos falar sobre o silício orgânico (Silanóis) que tem  um papel fundamental para o funcionamento do corpo.

Mesmo em quantidades pequenas, o silício desempenha um papel biológico importante,  sendo considerado essencial à vida. É um elemento necessário para o tecido conjuntivo, pois forma a estrutura do sistema musculoesquelético e, serve como sustentação para diversos órgãos e tecidos. Ele impede a formação do processo de glicação de proteínas na pele, ou seja, que as moléculas de açúcares se unam às fibras de colágeno e elastina, e assim formarem pontes rígidas entre as fibras impedindo suas funcionalidades.

Estética para esteticistas


 Olá esteticista, hoje iremos abordar um tema que é do seu interesse: a luta pela regulamentação da sua profissão.

Há pelo menos quatro meses existe um movimento crescente nas redes sociais que tenta engajar os profissionais da saúde estética em todo o Brasil com mais 20 mil participantes em uma rede social, no chamado Mutirão RegulamentAÇÃO – Estética e Cosmética ( página no Facebook).  Mas antes vamos entender como esse movimento surgiu ou pelo menos entender a importância dele para os profissionais.

Ácido Kójico | Tenha uma pele radiante e iluminada



Olá esteticistas, hoje iremos falar sobre a utilização de um poderoso despigmentante para a pele.


A renovação celular desequilibrada e lenta resulta em um acúmulo de células mortas, deixando a aparência da pele opaca. Danos à barreira de hidratação natural causam desidratação e uma aparência seca e áspera.

Outras causas:
• Estresse e cansaço;
• Falta de vitaminas essenciais;
• Fumo e álcool;
• Circulação sanguínea lenta;
• Vento, sol, umidade, temperaturas extremas.

Óleo de Melaleuca | Contra a acne vulgar


Olá esteticistas, hoje vamos falar desse poderoso antibiótico e antisséptico.

Provavelmente esse nome dessa planta soe estranho, mas ela é uma velha conhecida no outro lado do mundo. Original da Austrália, a melaleuca era muito usada pela tribo de aborígenes Bundjalung, que costumava aproveitar o macerado da planta para alívio de dores. Seus membros também se banhavam no lago em que suas folhas caíam, como uma forma de relaxamento (uma espécie de banho terapêutico). Hoje ela é cultivada também na Ásia, Europa e América do Sul, sempre em áreas pantanosas e é conhecida com "tea tree (árvore do chá)".

Peptídeos: Reparação de barreira cutânea


Olá esteticistas, hoje iremos falar sobre a utilização de peptídeos na reparação da barreira cutânea.

O processo de envelhecimento ocorre por uma tendência genética, mudanças hormonais associadas à menopausa (envelhecimento genético), como também ser acelerado por influências ambientais, como luz solar, vento, umidade, doenças dermatológicas, fumo, álcool, alimentação (envelhecimento epigenético). Mas em geral, as alterações cutâneas decorrentes do envelhecimento são evidenciadas por meio de um ressecamento progressivo, alterações do relevo cutâneo e do padrão de pigmentação, além da redução da firmeza e da elasticidade, com o aparecimento de rugas.